terça-feira, 22 de julho de 2008

Comunic'ar-te

Televisão, rádio, outdoors, revistas, jornais: meios de Comunicação Social. Divulgam notícias, reportagens, entrevistas, fait-divers, calhandrices. Uns mais sérios e clean, outros mais cor-de-rosa e sensacionalistas. Trazem-nos estórias, narrativas, contam-nos os acontecimentos do ponto de vista do profissional que ouve, julga, selecciona e escreve.

O jornalismo é central nas sociedades contemporâneas. Chamam-lhe o 4º poder. É uma área profissional saturada no nosso país... Talvez porque seja uma profissão mítica, romântica... Talvez porque é vista por muitos como um meio para alcançar o mediatismo... Ou talvez porque sejamos um país de escritores como foi Fernando Pessoa ou Alberto Caeiro... Mas adiante.

Como já perceberam eu sou uma profissional da área da Comunicação. Estudei no Instituto Politécnico de Leiria entre 2003 e 2007. Formei-me em Comunicação Social e Educação Multimédia. Quando ingressei no Ensino Superior queria ser Jornalista! Queria trabalhar na Imprensa. Apesar de ter tentado fugir a esta área profissional, a verdade é que a escolhi com 12 anos. Foi nesta altura que percebi que não podia ignorar a tendência, ainda tão verde e ao mesmo tempo tão forte, para a escrita.

Mas a verdade é que a Comunicação não se limita ao jornalismo. No mundo em que vivemos, tudo comunica e a componente visual é cada vez mais uma peça central neste jogo. Aplica-se a tudo, está presente em todo o lado. Paginar um dossier, criar um flyer, um outdoor, uma newsletter, um cartaz, são apenas alguns exemplos.

Esta foi uma área nova que eu descobri com o meu curso. É aqui que reside o charme da Comunicação: implica conhecimentos de várias áreas, implica interdisciplinaridade e complementaridade. Para criar um cartaz, temos de conhecer as ferramentas que viabilizam o grafismo, mas temos também de ter presentes conceitos provenientes do Marketing, da Publicidade.

Há pouco tempo, vi uma proposta de outdoor apresentada por um designer. Alguém com formação centrada na cultura visual e na Arte. No entanto, percebia-se que faltavam conceitos de Comunicação. Tinha informação a mais o que causava ruído. Além disso, as imagens, por serem muitas, eram tão pequenas que não se conseguiriam ver. Resultado: o outdoor não era minimamente apelativo, não cumpria a sua função. Aqui está um exemplo excelente da necessidade de interdisciplinaridade nesta área profissional. Nisso, o meu curso está de parabéns!

miriamgil.blogspot.com, vai servir para estes pequenos desabafos e comentários mas não só. Pretendo que seja um espaço de apresentação e divulgação do meu trabalho. Servirá para "mostrar ao mundo" o que ando a fazer e ajudará também (assim o espero) a angariar clientes. Espero, pelo menos, não desiludir quem consultar o blog. Espero que não considerem o tempo dispendido aqui como tempo perdido.

Sonho, logo crio.
Até breve.

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